Portal do Governo Brasileiro

 

Busca de Anterioridade

A busca de anterioridade tem o objetivo de identificar os desenvolvimentos realizados em uma determinada área tecnológica sendo uma fonte de subsídio para o desenvolvimento de projetos inovadores. A prospecção tecnológica em bancos de patentes permite reduzir a duplicação de pesquisas e desenvolvimentos através da identificação do estado da técnica e, com base nas informações obtidas, definir possíveis lacunas para pesquisas e desenvolvimentos que podem gerar futuras proteções. Também permite identificar possíveis oportunidades de licenciamento, monitorar as atividades de PD&I dos concorrentes e encontrar parceiros para projetos de inovação.

Desta forma os investimentos em PD&I são otimizados, se tem incremento na qualidade e quantidade das proteções e a valorização da marca da instituição.
Em relação ao aspecto novidade, de uma tecnologia que se deseja avaliar a patenteabilidade, a busca de anterioridade nos demonstrará se a tecnologia é passível de proteção ou não.

Principais bases de patentes de acesso gratuito para busca:

Base de Patentes do Brasil
Base de Patentes do Japão
Base de Patentes da China
Base de Patentes da Coréia
Base de Patentes dos Estados Unidos
Portal Capes

 - ESPACENET - Possui documentos de patentes de mais de 90 países, inclusive os maiores depositantes, como Estados Unidos, China, Japão, Coréia do Sul, Alemanha inclusive o Brasil, é mantida pelo Escritório Europeu de Patentes (EPO). Esta é a base de maior abrangência e as pesquisas devem ser feitas em Inglês.

- PATENTSCOPE - Portal mantido pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), que possibilita o acesso a atividades e serviços relacionados ao Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT).

Base de patente comercial
- QUESTEL ORBIT - O sistema abrange bases de patentes de mais de 96 países, destes, 21 com textos integrais e mais de 40 com disponibilização de PDFs. As buscas de desenhos industriais são feitas em bases de 14 países.
Para acessar:

A AGITTEC disponibiliza o software comercial Questel Orbit para buscas em bases de patentes. A consulta pode ser realizada na Agência mediante agendamento prévio, podendo ainda, ser solicitada a liberação de uma licença para pesquisa durante sete dias.
Para agendar seu horário ou reservar login:
A solicitação de acesso pode ser obtida com a equipe da AGITTEC através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (55) 3220 8887.


Clique aqui para acessar os manuais informativos sobre Busca de Anterioridade.