Portal do Governo Brasileiro

Em 2001, a Universidade Federal de Santa Maria implementou o Núcleo de Propriedade Intelectual, órgão ligado a Pró-Reitoria de Pós-Gradução e Pesquisa, com o objetivo de proteger o conhecimento gerado pela comunidade universitária. A partir de 2005, o núcleo passou a se chamar Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia - NIT, quando foram redefinidos a sua missão,seus objetivos e finalidades.

Em março de 2015, o Conselho Universitário da UFSM aprovou a implantação da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (resolução nº 001/2015) que foi criada tendo como finalidade a integração da gestão da propriedade intelectual, do empreendedorismo e da transferência de tecnologia na instituição.

A AGITTEC procura ampliar e intensificar as iniciativas institucionais voltadas para a disseminação da cultura e educação empreendedora; fortalecer a transferência de tecnologia com foco nas relações universidade-empresa e proteger o conhecimento e tecnologias geradas pela nossa comunidade universitária.
A estrutura organizacional da AGITTEC é formada por uma Secretaria Executiva, uma Coordenadoria de Empreendedorismo, uma Coordenadoria de Transferência de Tecnologia e uma Coordenadoria de Propriedade Intelectual.

MISSÃO
Promover o empreendedorismo e a transformação do conhecimento científico e tecnológico em desenvolvimento sustentável e a sua proteção.


VISÃO
Ser reconhecida como Agência de excelência na difusão da cultura empreendedora e nas ações de transferência de tecnologia e proteção do conhecimento.


VALORES
Inovação
Conhecimento
Ética
Desenvolvimento Regional
Criatividade
Pró-atividade