Portal do Governo Brasileiro

1. O que é o processo de Incubação?
O processo de incubação é a fase destinada na instalação física da empresa já formalizada com um Plano de Negócios já definido que tem como objetivo a criação ou desenvolvimento de pequenas empresas em seus estágios iniciais, apoiando assim na sua consolidação.

2. O que é uma Incubadora de Empresas?
É um ambiente dotado de condições que permitam o acesso a serviços especializados, orientação, espaço físico e infraestrutura técnica, administrativa e operacional, que se destina a apoiar o desenvolvimento de micro e pequenos empreendimentos de base tecnológica.

3. Quais são as vantagens de incubar a minha empresa?

Muito além da disponibilização de um espaço físico, a Incubadora poderá oferecer suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor e a sua empresa, facilitando dessa maneira o processo de inovação tecnológica nos pequenos negócios e também novas formas de networking, ampliando o grau de sucesso comercial dos empreendimentos incubados.

4. A quem se destina a incubação?
Pessoas físicas ou jurídicas, que possuam a capacidade técnica necessária ao desenvolvimento de um produto ou serviço inovador sob o ponto de vista tecnológico.

5. Qual é a duração do processo de incubação?
Dependerá do tempo de maturação de cada empresa. Geralmente, o prazo de permanência da empresa na Incubadora compreende 4 (quatro fases), com duração variável com o tempo previamente definido pela empresa e pela Administração da Incubadora.
As quatro fases são:
a) Implantação: tempo necessário para se obter a documentação legal e aprimorar o seu Plano de Negócios.
b) Crescimento: tempo necessário para o empreendimento se consolidar técnica e financeiramente.
c) Consolidação: fase em que o empreendimento deve se ater ao fortalecimento econômico da empresa, visando à sua transferência para instalações próprias definitivas e;
d) Graduação: fase que a empresa deve estar apta a transferir-se em definitivo para instalações próprias.

O prazo máximo de incubação é de 3 anos prorrogáveis, no máximo, mais duas vezes de um ano.

Para maiores informações aguarde o lançamento do Edital de Incubação que será em breve.