1. O que é o processo de pré-incubação?
A Pré-incubação é a fase destinada à validação da ideia dos projetos, voltada ao planejamento e constituição da empresa e a possibilidade da criação de possíveis negócios analisando a sua viabilidade técnica e econômica e o perfil dos empreendedores.

2. Qual a importância da Pré-incubação para a comunidade?
O processo de pré-incubação objetiva apoiar e preparar os empreendedores que tenham ideias inovadoras com potencial de negócio, na fase que antecede a criação da empresa. O programa é de grande importância no processo de estímulo ao empreendedorismo e à inovação tecnológica, e consequentemente na criação e consolidação de empresas inovadoras capazes de fomentar a economia do conhecimento nas regiões de abrangência da UFSM.

3. Quem pode submeter projetos de empreendimentos inovadores para a para Pré-Incubação?
Poderão submeter projetos os alunos dos cursos técnico, tecnológico, de graduação e de pós-graduação UFSM; os docentes e servidores técnicos administrativos em educação ativos e inativos da UFSM; pesquisadores ativos ou inativos da UFSM; e empreendedores da iniciativa privada, desde que na equipe de trabalho contemple pelo menos um acadêmico regularmente matriculado na UFSM.

4. Quais capacitações os pré-incubados irão receber no processo de Pré-Incubação?
Os pré-incubados terão acesso aos treinamentos, oficinas, cursos, palestras sobre Empreendedorismo, Inovação, Modelos de Negócios, Planejamento Estratégicos e às atividades visando o desenvolvimento profissional e pessoal dos empreendedores. Além de assessorias tecnológica, comercial, jurídica e de gestão.

5. Como irá proceder o acompanhamento das atividades realizadas na Pré-Incubação?
Durante o processo de pré-incubação, a equipe deverá entregar relatórios parciais do plano de negócios, além de apresentar oralmente os Modelos de Negócios desenvolvidos. Também haverá uma rodada de feedback dos projetos com empresários de sucesso da região.
Cada projeto, tem um mentor, professor vinculado à UFSM ou empreendedor sugerido ou aprovado pela AGITTEC, para acompanhar as atividades realizadas durante a pré-incubação.

6. O Programa será presencial ou poderá ser a distância?
O programa será presencial com frequência mínima de 90%.

7. Será disponibilizado algum espaço para os pré-incubados desenvolverem as suas atividades?
Haverá a disponibilização, sempre que possível, de uma sala em algum prédio da UFSM para que os empreendedores possam desenvolver as suas atividades. Após a finalização da construção da Incubadora (Cidade Universitária, Centro de Eventos, Prédio 61H) os pré-incubados poderão usufruir de um amplo Espaço de Coworking.

8. O que é um Espaço de Coworking?
O Coworking consiste em um ambiente compartilhado, onde projetos e negócios podem ser trabalhos de forma colaborativa, expandindo a rede de contatos (networking) dos envolvidos. Este ambiente possibilita a geração de novos negócios, a inovação, o empreendedorismo e a disseminação do conhecimento

9. Qual a diferença entre Pré-incubação e Incubação?
Diferentemente da Incubação, que é a fase destinada à instalação física da empresa já formalizada com o Plano de Negócios definido, a Pré-Incubação deve estar organizada de forma a atingir três objetivos principais:
• empresa formalizada juridicamente;
• plano de negócios formalizado e consistente;
• produto ou serviço pronto para ser oferecido ao mercado (ou pelo menos um protótipo);