1. O que é informação tecnológica?
É a informação obtida nos documentos de patentes, que consistem em uma das mais completas fontes de pesquisa. A busca de informação em documentos de patentes é fundamental para orientar as atividades de pesquisa, de acordo com o que já foi ou não pesquisado.

2. Por que fazer uma busca nos bancos de patente antes de depositar um pedido de patente?
A busca de documentos de patente com características similares as do invento ajuda o inventor a avaliar se sua invenção realmente é uma novidade e a decidir se irá ou não fazer o depósito do pedido de patente. Caso decida fazer o pedido, os documentos recuperados na busca serão úteis para descrever o estado da técnica na redação do pedido e também para delimitar as reivindicações.

3. Qual é o momento mais indicado para começar a fazer buscas nos bancos de patente?
A fase inicial de desenvolvimento de um produto. O levantamento do estado da técnica para apoio de P&D é importante para evitar gasto de tempo e dinheiro em invenções duplicadas.

4. Com fazer busca em bases de patentes?
a- Definir e delimitar o objeto de busca:
Definição do estado da técnica;
Monitoramento de concorrentes em um determinado setor;
Quais os países onde existe proteção (visão de mercado);
Quais os principais inventores;
Mapeamento da evolução de tecnologia no tempo;
Mapeamento da evolução dos depósitos por empresas.

b- Definir e delimitar os campos de busca:
Onde será realizado a busca: no título, resumo, n° de depósito, n° de publicação, n° de prioridade, data da publicação, nome do depositante ou inventor, classificação internacional (CIP) e Européia (CPC).

c - Escolha das palavras-chave:
O pesquisador deverá selecionar as principais palavras-chave referente ao invento, procurando não utilizar palavras muito genéricas, e sim, aquelas que representam o DIFERENCIAL de sua tecnologia.

d- Determinar a classificação(ões):
Classificar a tecnologia, conforme a "Classificação Internacional de Patentes", segue link

e- Escolha da base de dados e/ou ferramenta de busca:
INPI
ESPACENET
USPTO
LATIPAT
PATENSCOPE
ORBIT

f - Elaborar a tabela de características:

Informacao tecnologica

g - Fazer o levantamento e análise dos documentos recuperados;
h - Comunicar a Invenção à AGITTEC através do preenchimento do formulário.

Obs.: Acessar manuais onde consta instruções para busca em bases de patentes.

5. Quais as bases de patentes gratuitas (disponíveis para acesso livre)?
a- INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) - permite acesso a pedidos de patentes depositados no Brasil, tanto por residentes no País quanto por não-residentes.
b- ESPACENET Esta base, contendo mais de 60 milhões de documentos de patente de diferentes países, é mantida pelo Escritório Europeu de Patentes (EPO). Permite a pesquisa nos dados bibliográficos das patentes, bem como o acesso ao texto completo de grande parte destes documentos, inclusive de pedidos depositados no Brasil.
c- USPTO Na página do Escritório Americano de Marcas e Patentes (USPTO), é possível pesquisar pedidos de patente e patentes concedidas nos Estados Unidos. A base possibilita a busca no texto completo das patentes concedidas desde 1976 e o acesso às imagens dos documentos desde 1790.
OBS: As pesquisas na base de patentes norte-americana também podem ser realizadas por meio de consultas ao Google Patents

d- LATIPAT Portal com informações de diferentes países da América Latina e Espanha, como por exemplo, Brasil, Argentina, México, Cuba, Chile, Uruguai, Peru etc. Neste portal é disponibilizado o acesso a uma base de dados com informações bibliográficas e imagens de documentos de patente. É resultado de um trabalho conjunto entre a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), Escritório Europeu de Patentes (EPO), Oficina Espanhola de Patentes e Marcas (OEPM) e de mais de 18 Institutos de Patentes da América Latina.

e- PATENTSCOPE® Portal que possibilita o acesso a atividades e serviços relacionados ao Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT). Este portal é mantido pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), que disponibiliza o acesso a uma base que contém pedidos de patente depositados via PCT, além de coleções de alguns países, inclusive de pedidos depositados no Brasil.

6. Como posso ter acesso a uma ferramenta comercial para busca em bases de patentes mais abrangente?
A AGITTEC disponibiliza o software comercial Questel Orbit para buscas em bases de patentes. A consulta pode ser realizada na Agência mediante agendamento prévio, podendo ainda ser solicitada a liberação de uma licença para pesquisa durante sete dias. A solicitação de acesso pode ser obtida com a equipe da AGITTEC através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.